Serviços

O LFN presta serviços à comunidade através de suas três Clínicas: Clínica Fitopatológica Hiroshi Kimati, Laboratório de Patologia de Sementes e Clínica Nematológica. Nelas, agricultores são orientados sobretudo na identificação de doenças vegetais e no emprego de técnicas corretas para seu controle. Também prestam serviços conveniados com empresas privadas, cooperativas e órgãos públicos.

Em adição às clínicas, docentes do LFN supervisionam o Laboratório Multiusuário de Microscopia Eletrônica que, além de desenvolver atividades de ensino e pesquisa, também desenvolve projetos em parceria com empresas privadas e oferece cursos de especialização em técnicas ultramicroscópicas.  

  • Clínica Fitonematológica
    análises fitonematológicas de solo e material vegetal: identificação e contagem de fitonematóides em solo agrícola e material vegetal.

  • Clínica Fitopatológica
    atendimento de consultas sobre doenças de plantas e recomendações para seu controle; análise de sanidade de sementes; diagnose de doenças associadas a fitoplasmas; assessoria em programas de controle de qualidade.

  • Coleção Zoológica
    visitas monitoradas e aulas a partir do material disponível no acervo.

  • Microscopia eletrônica
    disponibilização de instalações de microscopia eletrônica de transmissão (MET) e varredura (MEV) aos usuários do campus e extra-campus, inclusive para o setor privado; oferecimento de cursos de treinamento para formação de novos usuários em MET e MEV.