Laboratórios

José Belasque Junior
Telefone:+55 (19) 3429-4211
Apoio de funcionário: Pedro Conceição Arthuso

O campo experiemental do Departamento de Fitopatologia e Nematologia possui uma área experimental de aproximadamente 7.000 m², contendo um complexo de casas de vegetação e laboratórios, onde são conduzidos trabalhos de pesquisa.

E-mail: clinica.esalq@usp.br
Telefone:+55 (19) 3429-4195
Apoio de funcionário: Liliane De Diana Teixeira

Desde sua criação, a Clínica Fitopatológica da ESALQ atendeu alguns milhares de consultas de produtores, engenheiros agrônomos, técnicos, alunos e público em geral, com o intuito de realizar a diagnose de doenças de plantas e problemas afins.

Website: http://www.lfn.esalq.usp.br/clinica
Armando Bergamin Filho, Lilian Amorim
Telefone:+55 (19) 3447-6752
Apoio de funcionário: Silvia de Afonseca Lourenço

O grupo de epidemiologia, liderado pelos Professores Armando Bergamin Filho e Lilian Amorim, vêm, há mais de duas décadas, realizando pesquisas sobre epidemiologia de doenças de plantas anuais e perenes.

Sergio Florentino Pascholati
Telefone:+55 (19) 3447-6752
Apoio de funcionário: nenhum

O grupo procura conduzir pesquisas envolvendo o esclarecimento dos aspectos fisiológicos e bioquímicos das interações planta-patógenos. O fenômeno da indução de resistência sistêmica é visto como uma nova alternativa para o controle de doenças. Os resultados das pesquisas deverão contribuir para o controle racional das doenças de plantas, auxiliando na redução do uso de defensivos agrícolas tradicionais.

Nelson Sidnei Massola Junior
Telefone:+55 (19) 3429-4226
Apoio de funcionário: nenhum

O laboratório têm como linha de pesquisa : Resistência de plantas às doenças; Resistência de fungos a fungicidas; Microscopia Eletrônica aplicada a fitoviroses; Variabilidade em fungos fitopatogênicos; Microscopia Eletrônica aplicada à Micologia.

Luís Eduardo Aranha Camargo
Telefone:+55 (19) 3447-6755
Apoio de funcionário: Silvania Machado

Pesquisas com extrações de DNA em plantas.

Website: http://www.lfn.esalq.usp.br/labindex.php?lab=LGM
Jorge Alberto Marques Rezende
Telefone:+55 (19) 3429-4405
Docente com atividade em conjunto: Elliot Watanabe Kitajima
Apoio de funcionário: Renato Barbosa Salaroli

O Laboratório de Microscopia Eletrônica aplicada à Pesquisa Agropecuária (NAP/MEPA) da ESALQ/USP nasceu de uma ação conjunta da maioria dos departamentos da instituição, que cotizaram fundos recebidos através de um empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no fim da década dos 1990, feito à USP. A iniciativa foi coordenada pelo prof. Raul Machado com apoio do prof. Humberto de Campos, diretor da instituição. Foram arrecadados cerca de US$ 200.000 tendo prof. José Goldemberg, reitor da USP, dobrado este valor, sensibilizado pela iniciativa.

Website: http://www.lfn.esalq.usp.br/NAP
José Otávio Machado Menten
Telefone:+55 (19) 3447-6757
Apoio de funcionário: nenhum

O laboratório presta serviço de análise de sanidade de sementes para produtores de grãos e de sementes de várias culturas, desde o credenciamento.

Ivan Paulo Bedendo
Telefone:+55 (19) 3447-6746
Apoio de funcionário: nenhum

Os trabalhos pioneiros deram origem a uma nova área de estudo dentro da fitopatologia e a importância da mesma pode ser avaliada pelo fato de, atualmente mais de 600 doenças estarem associadas aos fitoplasmas. O impacto provocado por estas doenças é amplo, atingindo culturas de grande valor econômico e cultivadas nas mais variadas condições de clima.

Website: http://www.lfn.esalq.usp.br/fitoplasmas
Jorge Alberto Marques Rezende
Telefone:19 3447-6746
Apoio de funcionário: nenhum

O laboratório de ​Virologia Vegetal do Departamento de Fitopatologia e Nematologia, foi criado em julho de 1993 para atender principalmente a demanda dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia por essa área do conhecimento da Fitopatologia. Desde então o laboratório tem como meta principal capacitar estudantes de graduação (iniciação científica) e de pós-graduação (mestrado e doutorado) para estudos com doenças de plantas causadas por vírus.